O que é Amigurumi? - Amigurumi ABC

quarta-feira, 3 de maio de 2017

O que é Amigurumi?


O que é Amigurumi, de onde vem e pra onde vai ?

Amigurumi = bicho de pelúcia em crochê/malha/tricô

Expressão japonesa para bonecos animados feitos em técnicas em  fios entrelaçados seja o crochê, tricô, tricotin ou outros...  O Amigurumi possui características que lhes dão vida tais como olhos, bocas, membros e outros. Geralmente se fazem bichos, bonecas, vegetais, flores e reprodução de muitos personagens.

O Amigurumi nasceu no japão. A expressão surgiu em 1951 (amigurumi = bicho de pelúcia em crochê/malha/tricô), mas há registro de primeiros bichinho desde 1927. Pessoalmente* tenho registros pessoais de brinquedos em crochê desde meados de 1960 em minha própria família.

Para fazer o Amigurumi é necessário fios de qualquer material e agulhas de qualquer técnica de entrelaçamento. A mais usada é a de crochê e tricô. Também são usados os dedos ou braços (nos tamanhos máximos).

No Brasil e no mundo

Hoje em dia o Amigurumi está espalhado por muitos países e em cada região lhe é agregado traços de sua cultura e costumes. Esses traços podem ser cores, materiais e até técnicas novas.

No Brasil as linhas mais usadas são as de 100% algodão e a maioria das peças são voltadas para o público infantil. A média de tamanho de agulha mais usada é a de crochê em tamanho 3,5 mm e linhas de grossor em média de 500 TEX.

No Japão a linha mais usada é a de 100% acrílico de grossor 500 TEX.
Em outros países também são usadas linhas mistas de algodão com acrílico, lã animal e outros materiais.
Apoiamos o uso de materiais sustentáveis e alternativos.  

Um link muito legal para conhecer como eram feitos amigurumis antigos: https://www.thevintageknittinglady.co.uk/toyknittedDolls.html











Abaixo um slide de imagens incríveis e breve explicação sobre a origem do Amigurumi. Está em inglês portanto, qualquer dúvida podem deixar nos comentários.


Se você tem mais informações sobre a origem do Amigurumi deixe sua mensagem na opção de contato coluna da direita ou nos comentários.

AQUI

Deixe aqui seu comentário e participe contribuindo com essa postagem com suas dicas, opniões ou dúvidas.